terça-feira, 24 de novembro de 2009

76% acham o Governo Lula melhor do que o de Fernando Henrique


Quase 80% do eleitorado brasileiro aprova o desempenho do presidente Lula; 70% considera seu governo ótimo ou bom; 76% dos eleitores acham o Governo Lula melhor do que o Governo Fernando Henrique e quase metade de todo o eleitorado não votaria no candidato apoiado por FHC.. Esses dados constam da mais recente pesquisa feita pelo instituto Sensus para a Confederação Nacional do Transporte e indicam que aumentou, entre setembro e novembro, o número de brasileiros que avaliam positivamente o governo e que aprovam o desempenho de Lula.
    Realizada entre os dias 16 e 20 de novembro, com 2.000 eleitores em 136 municípios de 24 estados, a pesquisa CNT/Sensus apurou também a intenção de voto para as eleições presidenciais de 2010. E aponta uma queda na diferença do principal pré-candidato do PSDB, governador José Serra, em relação à pré-candidata do PT, ministra Dilma Rousseff. Segundo a pesquisa, Serra obteve 31,8% das intenções de voto; Dilma, 21,7%; Ciro Gomes (PSB), 17,5% e Marina Silva (PV) 5,9%.
   “Serra caiu 15 pontos percentuais nos últimos 12 meses”, disse o diretor do Sensus, Ricardo Guedes. 
   “O Serra cai em função do apoio do Fernando Henrique, que fala em nome dele, independentemente dele querer ou não. O apoio ostensivo de FHC é prejudicial”, afirmou Clésio Andrade, presidente da CNT.
   Num cenário em que o Sensus substituiu Serra por Aécio Neves e manteve os outros três nomes, Ciro Gomes somou 25%; Dilma, 21,3%; Aécio, 14,7%, e Marina 7,3%.
    Nas simulações sobre o 2º turno da eleição presidencial, José Serra aparece com 46,8% e Dilma com 28,2%. As posições de invertem no cenário em que o adversário tucano de Dilma é Aécio. Neste caso, a pré-candidata do PT soma 36,6%, enquanto Aécio fica com 27,9%.
 
TRANSFERÊNCIA DE VOTOS 
     O Sensus comparou a capacidade de Lula e de Fernando Henrique em transferirem votos para seus candidatos à eleição presidencial de 2010. Concluiu que 51,7% votaria ou poderia votar no candidato apoiado por Lula, enquanto apenas 17,2% votariam no candidato apoiado por Fernando Henrique. A pesquisa aponta ainda que quase 50% do eleitorado não votaria no candidato apoiado por FHC, enquanto 16% não votaria no candidato de Lula.
 
GOVERNO LULA X GOVERNO FHC
    A série histórica da Pesquisa CNT/Sensus, iniciada em julho de 1998, revela que o índice de aprovação popular alcançado em novembro pelo Governo Lula é mais de duas vezes superior ao melhor índice de aprovação obtido pelo Governo Fernando Henrique no segundo mandato. Enquanto hoje 70% dos eleitores avaliam positivamente o Governo Lula, no melhor momento do Governo Fernando Henrique, em março de 2001, 33,3% do eleitorado o avaliava positivamente.
    Também é grande a diferença de avaliação sobre o desempenho de Lula e de Fernando Henrique. No melhor momento de FHC, em abril de 2001, 46,1% aprovavam seu desempenho. Esse índice é inferior ao pior que Lula obteve (46,7%), em novembro de 2005. Hoje, 78,9% aprovam o desempenho do presidente. 
 
OTIMISMO 
    A Pesquisa CNT/Sensus mediu ainda os níveis de (in)satisfação e também de expectativa do eleitorado em relação ao emprego, à renda, à saúde, à educação e à segurança pública. Em todos os casos a expectativa da maioria dos eleitores é positiva. No entanto, aumentou de 46,9%, em setembro, para 53,5%, em novembro, a parcela do eleitorado que disse que a segurança pública piorou nos últimos seis meses.  

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial