sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Na extrema direita, Itamar Franco ataca Lula

Pelo caminho do partido da extrema direita, o ex-presidente Itamar Franco (PPS) está de volta ao campo político e dispara críticas para todos os lados. Os alvos principais são o Presidente Lula e os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney.
Em entrevista ao programa 3 a 1, da TV Brasil, que foi ao ar no último dia 12 às 22h, Itamar disse que Lula o decepcionou por ter se transformado em um homem “soberbo”.
Durante o primeiro mandato de Lula, Itamar chegou a ser embaixador do Brasil na Itália. O afastamento de Lula, segundo ele, ocorreu depois que deixou o cargo.
“Durante o meu período de embaixador, tenho certeza que cumpri com minhas obrigações. Podia enumerá-las aqui. Mas quando voltei, soube que o presidente não fazia uma boa imagem da minha pessoa. Então fui me afastando”, revelou.
Outro alvo é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que foi seu ministro da Fazenda e sucessor. “Quando lançamos o Plano Real, em julho de 1994, nós sabíamos e ele também sabia que o plano, já em 1995, teria que ter a reforma fiscal e tributária. No entanto, ele começou logo a cuidar de sua reeleição”, disse.
A decepção com FHC, segundo ele, teria ocorrido na escolha do candidato a vice-presidente nas eleições de 1994. Itamar o defendia o então governador de Minas Gerais, Hélio Garcia. Mas o escolhido foi Marco Maciel.
“Pedi a ele [Garcia] que fosse a Brasília conversar comigo e estaria presente o senhor Fernando Henrique Cardoso e o meu líder Simon [o senador Pedro Simon (PMDB-RS)]. O governador Hélio Garcia não sabia do porquê do convite. Fernando Henrique chegou à reunião e disse: ´Não, eu já escolhi o vice´. Mas sem avisar? Sem conversar?”, protestou o ex-presidente.
Itamar também critica o atual presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Para ele, Sarney errou ao procurar a ajuda do Presidente Lula durante a crise política. “O presidente do Congresso Nacional não tem que procurar o chefe do Executivo para resolver as questões internas do parlamento. Ele procurou”, disse Itamar.
A foto acima de Lilian e Itamar foi o maior mico de carnaval, quando o então Presidente da República Itamar Franco estava no camarote da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, e Lilian Ramos assim que terminou o desfile, tirou a pouca fantasia que usou, vestiu só uma camiseta e foi cumprimentar o presidente. Acabou dançando, abraçando a personalidade e mostrou mais do que deveria, fazendo a festa dos fotógrafos. Hoje, ela vive na Itália, onde realiza trabalhos na televisão local e Itamar vive amuado servindo Aécio e a direita.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial